slide

domingo, 8 de maio de 2016

3º Diário de Intercâmbio - Pesquisas


Olá gente,
Dei uma sumida daqui porque esses primeiros dois meses foram de correria pura, fui resolver os trâmites de residência, os trâmites da faculdade, estava me adaptando ao idioma, à cultura e muitas outras coisas que conto numa próxima.
Mas enfim... O assunto do post de hoje é a pesquisa que devemos fazer antes de viajar, seja a intercâmbio ou a passeio, então lápis e papel na mão e bora anotar essas diquinhas.

1.  Pesquisa sobre os preços de passagens aéreas
Muito se fala na internet sobre os melhores dias e horários para buscar passagens aéreas e conseguir os melhores preços bem como a importância da antecedência da compra, e eu vou contar pra vocês um pouco sobre o meu dilema.
Pesquisei muito antes de comprar as minhas passagens, visitei agências de turismo, liguei nas companhias aéreas e agências de intercâmbio e já estava ficando nervosa, pois a cada dia se aproximava mais a viagem e eu corria o risco de ficar mais caro.
Fiquei sabendo que havia descontos para estudantes e me empolguei muito, no entanto durante a minha busca descobri que não são todas as companhias aéreas que oferecem esse desconto, e quando perguntei sobre ele na agência de intercâmbio descobri também que não era algo tão favorável assim, por havia casos em que saia mais cara a passagem de estudante do que uma passagem comum, com a diferença de que com aquela eu teria uma flexibilidade maior, no entanto eu buscava o melhor preço, e não flexibilidade.¹
Continuei a minha busca e optei por comprar diretamente no site da Gol, pois na Aerolíneas Argentinas a quantidade de bagagem era menor e como eu vim para passar um semestre precisava de uma quantidade de bagagem considerável.²
Enfim... Pelas passagens de ida e volta de São Paulo para Buenos Aires paguei R$1.110,04, pela Gol, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos e chegando ao Aeroparque e na volta fazendo o caminho inverso.
Vale lembrar que a data da viagem é um dos fatores que mais influencia no preço da passagem, pois em épocas de alta temporada (feriados e férias) é mais caro, enquanto que fora da temporada os preços são bem mais em conta, creio que isso influenciou um pouco no preço das minhas passagens.
Outro fator que pode influenciar também é o aeroporto de embarque e desembarque, pelo aeroporto de Ezeiza a passagem me saía mais cara, sem contar o trabalho que eu teria para chegar aonde iria me hospedar, porque Ezeiza está a uns 40 min do centro de Buenos Aires.
Considerei o valor um pouco alto, mas acho que as datas influenciaram no preço pois acho que são consideradas datas de temporada, no entanto o dia da viagem me favoreceu, viajei no dia 07/03 (segunda-feira) e  às segundas e terças-feiras as passagens são mais baratas, na minha pesquisa dava uma diferença de R$300,00 para viajar na sexta-feira por exemplo.

2. Pesquisa sobre os preços de seguro
O seguro saúde no meu caso foi algo exigido pela minha universidade, ele tinha que ter alguns requisitos específicos e por isso a minha pesquisa foi um pouquinho trabalhosa.
Busquei tudo na internet, fiz um milhão de cotações e a que mais se adequou aos requisitos da minha universidade e do meu bolso foi a da Allianz Seguros
Contratei ALLIANZ GLOBAL ASSISTANCE AMÉRICA DO SUL CLÁSSICO e paguei R$858,59, mas  o preço era de R$1.010,10, no entanto como euzinha aqui busco sempre um desconto hihi liguei na Allianz e perguntei se não havia desconto para estudantes, e me disseram que não, porém que eles poderiam me dar 15% de desconto :) :) :) 

3. Pesquisa sobre a cidade/lugares em que estará
É muito importante pesquisar sobre o lugar em que vai estar saber sobre o clima, a cultura, a história, os pontos turísticos, os lugares mais baratos para comer e comprar as coisas, etc.
De início me planejei para ficar uns dias em Buenos Aires antes de vir a Concordia, então comecei a buscar informações sobre a cidade, e não tive nenhuma dificuldade já que é o destino de muitos brasileiros. Já com relação à Concordia foi um pouco mais difícil, pois não é uma cidade tão conhecida então não achei muitas informações na internet.
É importante pesquisar sobre o lugar que vai para montar a mala, para ter uma noção de quanto vai gastar e para planejar os lugares que quer conhecer.

4. Pesquisa sobre  a universidade
Esse ponto é específico para os intercambistas de plantão \o/
Eu acho bem importante a gente ir se familiarizando com a universidade onde passaremos uma parte da nossa graduação.
Conhecer a história, o sistema de ensino, as diferenças entre a sua universidade e a universidade que vai te receber, saber sobre os projetos da universidade, procurar fotos para saber como é a estrutura física, etc.
A UNER (Universidad Nacional de Entre Ríos) é uma universidade pública, fundada em 1973, e é uma das afiliadas a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Tem vários campis espalhados pela província de Entre Ríos, nas cidades de  Paraná, Oro Verde, Gualeguaychú, Concordia e Villaguay.
O esquema de ensino aqui é bem parecido com o da minha universidade no Brasil, não senti grandes choques. As diferenças que percebi foram sutis, por exemplo, a existência de professores distintos para aulas práticas e teóricas e o horário de aulas, pois numa semana tenho mais de uma aula da mesma matéria e em horários variados, às vezes das 18hs às 20hs, às vezes das 19hs às 21hs, ao contrário da UNICAMP onde tenho uma aula de cada matéria por semana e com horário fixo, sempre das 19hs às 23hs. Nenhuma diferença tão brusca.

Bem pessoal esses são os tópicos que achei importante ressaltar para uma pesquisa para os viajantes de primeira viagem haha.
Espero que tenham gostado e que me acompanhem nessa aventura que está sendo esse intercâmbio. Prometo dar o máximo de mim para não sumir daqui.
Mil beijos e até o próximo!

PS¹: lembrando que essa era a minha situação, talvez pra outra pessoa a flexibilidade seja mais importante que o menor preço.
PS²: falaremos mais sobre bagagem num próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo