slide

terça-feira, 2 de agosto de 2016

4º Diário de Intercâmbio - Assuntos chatos a resolver (banco/operadora de celular)


E aí meu povo? Tudo certinho?
Perdoem a minha demora pra liberar os posts e não desistam de mim? Meu intercâmbio já terminou :( e foi uma correria só. Não dá nem pra acreditar em como passou tudo tão rápido!!! Foi uma experiência muito m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, a melhor da minha vida até o momento, recomendo fortemente a todos que ainda se sentem inseguros com relação a fazer ou não.
Hoje vou falar de um tema um tanto quanto maçante, os assuntos chatos a resolver antes de embarcar no aviãozinho e ir para o destino onde viveremos experiências inesquecíveis.
Vou falar aqui o que eu tive que resolver antes de viajar, mas cada caso é um caso. Aqui está o meu, e é só um exemplo para que possa se ter uma ideia e elencar o que é necessário ser resolvido no seu caso.
Na verdade foi até bom eu ter atrasado esse post um pouco porque no item 2 tive uns probleminhas aqui e quero alertar vocês. 
     1. Banco 
Banco é um assunto muito chato para resolver né?
Para viajar eu precisei abrir uma conta universitária internacional no Santander porque minha orientadora argentina do intercâmbio me recomendou, já que é o único banco que tem agência na cidade onde fiquei. 
Os passos para abrir a conta você encontra no site do banco do seu interesse. Em geral não é nada tão complicado, mas pra mim foi, porque tive uns probleminhas com a documentação para comprovar residência, mas se sua documentação estiver ok não é tão complicado. 
Sai da agência já com o meu cartão provisório, que poderia ser usado durante a minha viagem, já que o definitivo não ficaria pronto antes da minha data de embarque, então fiquem atentos aos prazos e consulte as condições com seu gerente.
Depois da abertura da conta é preciso habilitar o uso do cartão no exterior, o que pode ser feito na agência pelo gerente ou via internet. No meu caso a minha gerente já havia habilitado para uso na Argentina e depois quando eu decidi que também queria conhecer o Uruguai habilitei pelo Internet Banking, e caso queira conhecer outro país deve-se fazer o mesmo.
É muito importante tirar todas as dúvidas no momento da abertura da conta, eu por exemplo que nunca tinha viajado para o exterior não sabia como funcionavam as coisas, quais eram as taxas, onde eu poderia sacar, quais eram os contatos caso eu tivesse algum problema, etc. Então perguntei tudinho e sai de lá bem esclarecida, mas mesmo assim quando tenho uma dúvida corro na página deles do Facebook e envio uma mensagem inbox pedindo esclarecimentos. 

2. Operadora de celular
Lidar com as operadoras de celular brasileiras não é fácil quando se está no Brasil, imagina tentar contato do exterior... 
Antes de sair do Brasil eu liguei na minha operadora (TIM) perguntando quanto seria para utilizar o chip no exterior e me informaram que eu só conseguiria usar com um plano de no mínimo R$100 por mês, e eu lógico descartei essa possibilidade. Depois expliquei a situação, que estaria fora por cerca de 6 meses e que portanto queria cancelar meu plano, eles me informaram de que o plano seria cancelado e meu chip desativado durante esse tempo, mas que eu conseguiria utilizar o WhatsApp normalmente durante o período, e que quando eu retornasse ao Brasil era só ligar lá para reativar meu plano.
Acontece que... estava eu linda, maravilhosa e contente curtindo meu intercâmbio quando uma amiga com quem eu morava me enviou uma foto com uma fatura da tal operadora, na fatura estavam me cobrando o mês de março e abril, meses em que eu já nem estava mais no Brasil e que, segundo o atendente da operadora, não seria cobrado. 
Fiquei bem brava e tentei contato por Twitter e Facebook, nos primeiros contatos me responderam, mas depois simplesmente pararam de me responder e não resolveram meu problema até hoje. Estou esperando normalizar as coisas agora que cheguei no Brasil para ir ao Procon e resolver esse probleminha, porque eu fui bem clara e tentei tomar todas as precauções possíveis para evitar qualquer mal entendido. 
Enfim, o alerta é: CUIDADO! Mesmo eu tentando evitar dor de cabeça aconteceu isso comigo, imagina se eu não tivesse nem tentado? 

Enfim galerinha, desculpem o atraso mais uma vez. 
Espero que as informações tenham sido úteis e que ajudem quem tá pensando em viajar, a intercâmbio ou a passeio, de alguma forma. 
Mil beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo