slide

terça-feira, 8 de março de 2016

2º Diário de intercâmbio - Passaporte e documentação

E aí galera? Tudo bem?
Já cheguei na Argentina :) , estou em Buenos Aires onde vou ficar 4 dias para depois seguir para Concordia, e não sei descrever o que estou sentindo, é um misto de felicidade, ansiedade e alegria! 
Hoje temos o 2º post do diário de intercâmbio (ebaaaa!) e nele vou contar um pouquinho sobre a documentação necessária para o meu intercâmbio e sobre o processo para tirar o passaporte. Já tem bastante post aí pela internet sobre como tirar o passaporte, mas eu decidi mesmo assim falar sobre a minha experiência, porque como eu disse no post passado foi uma correria.
No dia em que me inscrevi para o processo seletivo do intercâmbio foi tudo tão conturbado que eu nem me dei conta de que ainda não tinha passaporte, mas como já disse o rapaz responsável pelos intercâmbios da faculdade me tranquilizou, mas me pediu para agilizar a retirada do documento. No mesmo dia cheguei em casa e entrei no site da Polícia Federal e solicitei o documento. O processo é bem simples e intuitivo, você preenche um formulário, sem muitas complicações, e no fim é gerado um boleto, que atualmente está no valor de R$ 257,25. Feito isso é hora de pagar o boleto. Assim que o pagamento é registrado você deve acessar novamente o site da Polícia Federal e agendar um horário para a conferência da documentação, coleta da foto e das digitais para o passaporte.
Consegui agendar um horário, logo na primeira hora, para o dia 13/10/2015, exatamente a data limite para que eu postasse os documentos do processo seletivo, então imaginem o meu desespero. Lá no posto da Polícia Federal é bem rápido o processo todo, dependendo somente da quantidade de pessoas na fila para realizar os tramites, mas como no dia que fui estava bem vazio foi tudo muito rápido.
Sai de lá com um número de protocolo do atendimento, que usei como comprovante para o processo seletivo, mas o número do meu passaporte mesmo eu só teria acesso dali a dois dias, e a retirada do mesmo somente dali a duas semanas.
Além do passaporte eu precisei providenciar alguns formulários que a minha faculdade (UNICAMP) e a faculdade de destino (UNER) exigiam, mas nenhum com grandes dificuldades.
Outros documentos que merecem atenção nesse processo são:
·         RG: deve ser recente e ter no máximo 10 anos desde a emissão;
·         Certificado de proficiência: deve estar de acordo com as exigências da universidade;
·         Formulários*: se atentar àqueles que requerem assinatura do coordenador (ex: formulário de inscrição, plano de estudos, pedido de afastamento por intercâmbio, etc).
Documentação toda pronta? O próximo passo são as pesquisas de sobre a cidade, a universidade, os costumes do país, o clima, os pontos turísticos, preços de passagens aéreas e de seguro... Mas isso conversamos numa próxima, combinado?
Mil beijos e até o próximo Diário de Intercâmbio ♥
*varia de acordo com a política de cada universidade, aqui menciono aqueles que me foram solicitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo