slide

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

1º Diário de intercâmbio - Sobre o meu intercâmbio


E aí galerinha? Tudo bem por aí?
Hoje damos início a uma série de posts, que faz meu coraçãozinho muito feliz *--*, sobre o meu intercâmbio. Acho legal compartilhar com vocês essa experiência que na prática será de 6 meses mas que pra mim já começou há uns 4.
Hoje vou falar um pouquinho sobre como vai funcionar esse intercâmbio, para onde vai ser e essas coisinhas mais básicas, nos próximos posts da série eu vou falando dos outros detalhes (que não são poucos!).
Como já disse no post sobre as metas para 2016, vou para a Argentina, o país de nossos hermanos \o/ Ficarei 6 meses na cidade de Concordia, uma cidade na província de Entre Ríos, ali quase na fronteira com o Uruguai. Vou estudar na Facultad de Administración da UNER (Universidad Nacional de Entre Ríos), que é uma universidade pública fundada em 1973.
O meu intercâmbio é de graduação, ou seja, vou cursar um semestre da minha graduação lá e as matérias que eu cursar na UNER serão “abatidas” da minha grade aqui no Brasil.
Essa oportunidade surgiu com um edital lançado pela minha universidade (UNICAMP) o qual disponibilizava 18 bolsas de estudo para universidades de países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Esse edital é fruto das ações conjuntas entre as instituições que compõem a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu – AUGM, e nele o candidato concorria a uma bolsa com todos os gastos pagos pelas duas universidades, a UNICAMP dando uma quantia para custear a passagem aérea, o seguro saúde e o visto e a UNER se responsabilizando pela moradia e alimentação do intercambista, no caso euzinha.
Apesar de ter ficado muito empolgada com a ideia de fazer um intercâmbio com tudo pago para um país de língua espanhola (que eu amo!) e que eu sempre tive vontade de conhecer, confesso ter ficado desapontada quando li o edital pela primeira vez, porque para concorrer era necessário um comprovante de proficiência em espanhol e eu não tinha nenhum comprovante de um curso de espanhol, um teste de proficiência ou algo parecido, apesar de ter um nível intermediário no idioma (qualquer dia conto mais pra vocês sobre como aprendi a falar espanhol), só tinha o meu histórico escolar do ensino médio, no entanto no edital ele não era citado como um documento comprobatório, então não dei muita bola.
Então eis que no último dia (06/10/2015 - terça-feira) de prazo para entregar os documentos para o coordenador de curso assinar, postaram no grupo da minha turma que seria aceito histórico escolar como documento comprobatório de proficiência, neste momento eu que estava em casa estudando para uma prova dei um grito e um pulo da cadeira de felicidade. Tomei um banho correndo, peguei minhas coisas e sai voando para a faculdade para preencher os formulários e entregar a tempo do coordenador assinar.
Formulários entregues e coração acelerado, eis que surge um novo problema, eu não tinha passaporte, outro pré-requisito para concorrer às bolsas. Conversei com o funcionário responsável pelo planejamento de intercâmbios e expliquei pra ele a minha situação, ele disse para eu correr atrás o mais rápido possível e que eu poderia enviar o número do agendamento do meu passaporte (ufa!), daí fiquei mais aliviada, mas comecei a correria pelo passaporte (assunto para conversarmos em outro post).
Na segunda-feira (13/10/2015) os formulários estavam devidamente preenchidos, assinados e enviados, bem como meu passaporte estava em andamento, então o que me restava era aguardar a análise dos meus documentos e o tão esperado resultado. Fiquei nervosa, mas aconteceu tudo tão rápido que nem deu pra atacar a minha gastrite nervosa (ainda bem!). Já na quinta-feira (16/10/2015), para a minha felicidade, descobri que tinha sido aprovada e só faltava confirmar meu interesse, então mais que depressa o fiz.
Mesmo confirmando meu interesse fiquei com medo de algo dar errado, então fui mais uma vez falar com aquele funcionário responsável pelos intercâmbios e ele me tranquilizou dizendo que já estava tudo certo, que não tinha o que temer e que a universidade argentina não me rejeitaria.
Liguei pra minha mãe chorando de felicidade e quando ouvi seu choro do outro lado da linha abri o berreiro haha. Contei a boa nova para as minhas amigas e recebi abraços cheios de carinho misturados com lágrimas, de felicidade, claro!
Mas ainda faltava uma etapa, a aprovação da universidade argentina, enquanto eu não visse algum documento dizendo que eu fui aprovada eu não sossegaria, e foi aí que não sobrou quase nenhuma cutícula e que senti as dores da gastrite.
Os dias foram passando e o nervosismo e ansiedade só aumentavam, abria meu e-mail a toda hora pra ver se chegava alguma coisa, mas nada. Então eis que no dia 13/11/2015 recebi o melhor e-mail da minha vida, a carta de aceitação da UNER

A felicidade era tanta que eu não sabia se ria ou se chorava. Foi uma festa só!
E eis que passado o sufoco da espera chegara a hora decorrer atrás de tudo e pensar nos preparativos da viagem... Mas isso eu conto numa próxima conversa.
Beijos e até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo